
Sobre NODO Coletivo
Mediação Cultural e Criativa
NODO é, antes de mais nada, uma plataforma cultural e criativa criada no final de 2018, na Colômbia. Ela funciona como mediadora no desenvolvimento de projetos culturais e artísticos, tendo em vista o objetivo de implementar estratégias em relação ao trabalho em rede. Visa, sobretudo, o fortalecimento e o impulso de projetos independentes em seus diversos núcleos formativos, artísticos e socioculturais. A plataforma prioriza o trabalho em colaboração para a gestão de produção de interesses comuns, em meio a composição plural disponibilizada pelas artes contemporâneas.
O NODO Coletivo é um projeto que integra a plataforma, com a intenção de criar um grupo de investigação e de criação nas artes cênicas e nas artes corporais. Suas atividades tiveram início em Abril do ano de 2019, com os artistas e criadores da cidade de Fortaleza (CE) Déborah Santos, Jônatas
Joca e Diassis Guerreiro, juntamente com a idealizadora e Diretora Geral da Plataforma NODO Daniela Yara Cantillo Castrillon, artista colombiana residente em Fortaleza há 2 anos. As ações do coletivo convocam encontros para treinos com estudos que objetivam o diálogo do corpo, a improvisação e a composição coreográfica. Com isso, busca-se impulsionar parcerias artísticas para visibilizar, conectar e dialogar com os trabalhos de diversas linguagens. O coletivo realizou uma Residência Artística no Karthaz Cultural, a partir de Abril do ano 2019 até Dezembro de 2019, participando no evento do dia da dança ocupando o espaço do Karthaz Studio com uma mostra artística chamada Corpo_Arquitetura integrado por 4 solos. Produzindo, também, como conclusão da Residência Artística o espetáculo cênico De Traços ao Corpo (2019).
O NODO Coletivo é idealizador dos Treinamentos Abertos em espaços não convencionais. Além disso, aulas abertas para o público em geral da cidade de Fortaleza, ocupando praças, parques e locais abertos na rua. Contou com o apoio da ocupação dos espaços do Cuca Mondubim no mês de outubro, idealizou, junto com o Karthaz Cultural, o I Encontro de Improvisação em parceria com o Fórum de Danças Urbanas do Ceará, realizado em Setembro do ano 2019.